5 de fev. de 2011

WALDOMATHS.COM - Applets para a Matemática Básica

Waldomaths.com  é um site de matemática para o ensino e aprendizagem da matemática  Independente.  Nele encontramos, dentre outras ferramentas, uma subdivisão em dois grandes grupos de applets  bem dinâmicos e instigantes para o ensino/estudo da matemática de forma lúdica: idade de 11 a 16 anos e de 16 a 19 anos. Isso compreende apenas a uma divisão pedagógica do ponto de vista do criador do portal. Logo na entrada do site, o autor e mantenedor Ron Barrow comenta o seguinte: “Eu acredito que a matemática é um assunto que deve ser visto em ação. Os comentários mais comuns sobre o meu trabalho são coisas como ‘...ah sim! agora eu o vejo. É tão simples!’ e também ‘Caramba! como é que eu nunca entendi isso antes? Comentários como estes fazem toda a idéia deste site valer a pena.  De professores eu ouço dizerem que todos os tópicos de matemática são ensinados com uso de alguma das minhas applets, até porque elas podem ser usadas em sala de aula e, em seguida reutilizadas pelas crianças para o trabalho de acompanhamento domiciliar.  Algumas vezes me preocupo que as crianças seriam capazes de "enganar" o seu dever de casa usando Waldomaths, mas ninguém nunca reclamou comigo sobre isso. Muito pelo contrário: as crianças podem tirar um pouco da maçante tarefa de casa e ainda aprender brincando.  Aprender  matemática mesmo com sua chatica é essencial para o futuro. Muitas crianças dizem, com propriedade e razão, que a matemática é chata. Alguns dos melhores comentários que eu já ouvi alguém dizer, com efeito, é que: ‘com o uso das applets de Waldomaths o interesse pelos conteúdos matemáticos tem sido restaurada.”  Noutra parte do mesmo site, o professor revela o seguinte: Eu ensinei todas as partes do currículo britânico secundário, desde o básico para um nível mais Matemática. Eu tenho opiniões fortes sobre o ensino da matemática. Comecei Waldomaths em 2001 para compartilhar recursos do meu ensino com meus alunos, mas rapidamente descobriu que a maneira mais fácil de fazer isso foi  publicar na internet estes aplicativos e deixar os outros usá-los também. Desde o início Waldomaths tem sido utilizado em mais de 150 países por centenas de milhares de professores e alunos de matemática. Waldomaths é um recurso gratuito.” Acredite: este site é muito útil e facilita a compreensão dos conteúdos de matemática básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário