20 de mai. de 2011

A MATEMÁTICA NA VIDA (Poesia)

     
   Na vida e em toda parte, olhamos, encontramos e vivenciamos uma diversidade de termos matemáticos:
-Quando namoramos ou nos casamos, encontramos os arranjos simples e as combinações perfeitas;
-Quando nos apaixonamos temos a sensação  de experimentar uma progressão aritmética, que é a ampliação gradual dos sentimentos, e também, a progressão geométrica, pois é quando a paixão é correspondida e parece que agora vai ser multiplicada indefinidamente;
-Quando o nosso coração se torna único surge uma divisão, pois é nessa hora que temos que compartilhar o nosso afeto com a família,os amigos, cônjuge ou companheiro amoroso;
-Quando descobrimos que fomos traídos, sentimos   necessidade de tomarmos atitudes irracionais e radicais;
-Quando estudamos e aprendemos, notamos que sempre vão ser somados aos nossos antigos, novos  conhecimentos;
-Quando jogamos qualquer esporte, procuramos o melhor ângulo ou a melhor tática para marcar aquele ponto ou aquele gol e nisso mecanismos da matemática sempre vem à tona;
   Isso tudo mencionado são exemplos de alguns fatos da vida real onde encontramos a rainha das ciências, pois  em tudo o que observamos melhor  com um olhar mais acurado concluimos convictamente que a vida é repleta de matemática e nós, os matemáticos.
             Aluna: Karolyne Sales   ( 3º ano A – EEM Raimundo Nonato Ribeiro/ Trairi-CE)

5 de mai. de 2011

Participe da OBA/2011

      
Olimpíada Brasileira 
de Astronomia e Astronáutica
A nossa Escola está envolvida na OBA, tá ligado(a)?  
Para conhecer mais informações sobre essa  magnífica olimpíada acadêmica acesse AQUI.
O nosso Sistema Solar  formou-se a partir de um disco de gás e poeira, chamado um disco protoplanetário, em órbita  do Sol. Como os mesmos materiais se encontram por toda a Galáxia , as leis da física prevêem que outros sistemas estelares formarão planetas  de um modo semelhante.  Ainda que os planetas possam ser comuns, a sua detecção é difícil devido ao seu baixo brilho  e à proximidade da estrela . Assim, os astrónomos procuram planetas buscando indícios indirectos da sua existência. Em sistemas planetários jovens, esses indícios podem estar presentes no próprio disco e no modo como o planeta afecta a poeira do disco onde se forma.  Para saber mais  acesse AQUI.

Veja algumas PROVAS da Olimpíadas de Astronomia/OBA e de Física/OBF. Tente resolver e vá treinando.
Para ver acesse AQUI!

... ainda sobre a OBA 2011

Aos interessados em irem bem na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, seguem abaixo três links que eu acho serem importantíssimos para vcs saberem no que estão se metendo... 
1.Para estarem cientes do que compete ou não à OBA, aos alunos e profesores envolvidos, acessem o REGULAMENTO e, por favor o leiam. Os conteúdos  da prova (nível IV-Ensino Médio), está lá explicado. Não se assustem, muito daquilo vcs já viram e/ou vão ver logo!
2. O segundo link se refere as atividades práticas e/ou observacionais que possivelmente poderão ser cobradas em, no máximo, duas das 10 questões da prova. Para conhecê-las cliquem AQUI, onde poderão ser baixadas no formato PDF, além de trazerem consigo outros possíveis downloads sobre provas anteriores.
3. E, finalizando, por falar em provas anteriores, aqueles que quiserem testar seus prévios conhecimentos, podem acessar ESTE LINK e serem redirecionados para a página oficial de download de provas e gabaritos de edições anteriores da OBA.

De todo, boa sorte para todos nós, estudem e, como diria o mestre... "vamos que vamos!"    Allan- do fisiczone.blogspot.com)